As minhas receitas de bacalhau

por Caroline Assad

O chefe português Vítor Sobral revela suas receitas do pescado mais consumido da Páscoa

 

A obra chegou no mercado na semana passada e contou com uma sessão de autógrafos na Livraria da Vila, no Shopping JK, em São Paulo. No livro As minhas receitas de bacalhau, escrito pelo chefe português Vítor Sobral, vocês vão encontrar 500 receitas variadas que aproveitam o bacalhau por inteiro, além de contar a história do pescado, descrever a variedade da espécie e de discutir sobre a pesca sustentável. A inspiração que o bacalhau proporciona aos portugueses será compartilhada também com os brasileiros por meio desse livro.

Todos os processos dês da pesca até o prato final que garantem a qualidade do peixe são explicados passo a passo por Sobral em cada uma das 5  fases:  lavagem, passagem pela máquina de corte, processo de salga e secagem, controle de qualidade, pesagem, classificação, embalagem e transporte. Atualmente, o bacalhau é servido nas refeições do dia a dia e em datas comemorativas – o leque de receitas no livro é bem amplo, oferecendo desde opções com preparo simples às mais sofisticadas.

DICAS DO CHEF

 Segundo Sobral, é sempre preferível a compra do bacalhau inteiro, para que se possa observar a qualidade do produto. As características que devem ser observadas são:

– cor: palha, nunca branco demais;

– bem seco e curado

-rabo quase reto e cor uniforme;

– limpo, bem tratado sem manchas escuras

– pele  que solta-se com facilidade

O chefe reforça ainda que a qualidade do bacalhau influencia diretamente no resultado da refeição que será preparada e explica quais são os sabores dos diferentes tipos de bacalhau (fresco, skrel, salgado verde, semisseco, salgado seco). Os tipos de cortes e a melhor forma de preparo do peixe também são abordados pelo chefe, que também não se esquece de descrever a importância da demolha e de ensinar que partes não tão conhecidas do pescado também podem ser aproveitadas.

As Receitas

As 500 receitas englobam uma vasta variedade de pratos e proporcionam ao leitor a experiência de poder preparar, cozinhar, saborear toda a diversidade de refeições que Vitor Sobral testou ao longo de anos de trabalho e dedicação.

Sobre o autor:

 Vitor Sobral é uma grande referência na gastronomia portuguesa. Conhecido por sua forma única de interpretar e modernizar pratos tradicionais portugueses. É um mestre em conservar temperos e sabores tipicamente lusitanos. Sua trajetória levou-o aos restaurantes mais conhecidos, sendo hoje proprietário do Tasca da Esquina e Cervejaria da Esquina, em Lisboa, dois locais de referência, onde Portugal é servido à mesa com uma dose generosa de inovação e inspiração. A sua Tasca da Esquina faz a ponte entre Portugal e Brasil, com portas abertas também em São Paulo.

 

Para quem quiser comprar!!

As minhas receitas de bacalhau: 500 receitas

Autor: Vítor Sobral

Editora Senac São Paulo

Preço sugerido: R$ 139,90

Número de Páginas: 586

 

Posts relacionados:

EPICE RESTAURANTE - SP
RESTAURANTE SAL
FIOR DI GRANO PIZZARIA

Comentários

comentários