Bar Espírito Santo – SP

por Caroline Assad

O Bar Espírito Santo, dos proprietários Renato Costa, descendente de portugueses, e do lusitano Adriano Costa, completa 14 anos de história em São Paulo. E na semana passada o Best of Life foi conferir a farta e saborosa gastronomia do lugar, que, muitas vezes, é percebido como um restaurante. Uma viva mistura de Brasil e Portugal e a combinação entre o despojado e o tradicional, formam um ambiente eclético, agradável e recheado de histórias.

O menu, predominantemente português, é prático, de um lado as entradas, com vários tipos de petiscos, bocados, sanduiches, saladas e caldos; do outro lado, os pratos, divididos em três categorias, “da terra”, “bacalhau” e “do mar”.  De sobremesa, a casa oferece doces tradicionais como “Pastel de Belém” e “Toucinho do Céu”. A cozinha fica sob o comando do chef Paulo Pereira Ramos, um nordestino que incorporou muito bem as raízes dos sabores da cozinha portuguesa, oferecendo delícias típicas como o premiado “Bolinho de Bacalhau” e também pratos tradicionais como “O polvo à Lagareira, cozido e assado no azeite” e o “Bacalhau do Porto, assado no azeite, arroz de brócolis e batata”. A casa oferece, ainda, delivery com a disposição de todos os pratos do cardápio. Tudo isso com um atendimento coeso de excelente qualidade, na maioria por funcionários que estão na casa desde sua abertura, em 1998.

Polvo à Lagareira

Bacalhau do Porto

Sobremesas

O chope esta entre os atrativos da casa, considerado entre os melhores de São Paulo. Além da adega com mais de 160 rótulos, predominantemente portugueses, e cuidada pelos sommeliers Joelma Rodrigues e Eduardo Silvestre que também se encarregam do atendimento e sugestão para harmonização com os pratos. O bar tem um cardápio de bebidas que vão de criativos drinks, saborosas caipirinhas a uma série de cachaças selecionadas, whiskys e destilados.

Aberto todos os dias, a  casa tem capacidade para 88 pessoas, sendo 20 no ambiente externo. As mesinhas na calçada são muito disputadas no verão e no inverno as mantinhas personalizadas ajudam a aquecer com charme. No Espírito Santo come-se e bebe-se bem sem ter que se preocupar com a formalidade em uma das esquinas mais nobres de São Paulo. Um bar que propicia o encontro de gerações, histórias, nacionalidades, boa comida, bebida e atendimento, mostrando a todos o melhor da mistura entre as raízes Brasil/Portugal.

Rua Horácio Lafer, 634 – Itaim (esquina cm a Rua Salvador Cardoso) – São Paulo     TEL: (11) 3078 7748

Posts relacionados:

Ponta dos Ganchos Resort
São Miguel dos Milagres no Reveillon
Nino Cucina

Comentários

comentários