Capim Santo no Rio de Janeiro

por Caroline Assad

No Segundo semestre do ano passado, o restaurante Capim Santo abriu sua primeira filial carioca, levando sua fórmula de sucesso: ingredientes brasileiros, comida saudável, ambiente acolhedor, técnica francesa e a simpatia e gentileza no atendimento. A unidade fica no Shopping Village Mall na Barra da Tijuca e tem como uma de suas sócias a atriz Mariana Ximenes.

Para a nova empreitada, a chef Morena Leite foi morar no Rio de Janeiro por um tempo, para se dedicar integralmente ao novo restaurante e ao público carioca, que já é frequentador de suas casas em São Paulo e Trancoso. “Nosso objetivo é crescer sem perder o DNA artesanal”, afirma Adriana Drigo, outra das sócias.

Com arquitetura de Miguel Pinto Guimarães, em uma ampla área de 300m², o Capim Santo carioca ganhou ares contemporâneos.  Miguel utilizou muita madeira, mobiliários assinados por designers como Hugo França e Paulo Alves, e projetou também um surpreendente jardim suspenso para que o paisagismo estivesse integrado com o projeto arquitetônico. Cenário perfeito para um happy hour, para um almoço de negócios, um jantar entre familiares ou mesmo um rápido café da tarde acompanhado de uma tapioca na versão salgada ou doce.

“O restaurante é a cara da cidade: despojado, saudável e sofisticado ao mesmo tempo”, resume a chef Morena Leite.

ambiente_capim_santo_villagemall_creditos_cristiano_lopes

No almoço, uma grande bancada gourmet, produzida pela Infinita Superfícies com cooktops Electrolux, é dividida em estações que apresentam opções variadas de saladas frescas, grãos, leguminosas, proteínas, massas e tapiocas, estas últimas preparadas na hora, na frente do cliente. Na bancada, panelas da Le Creuset e objetos de mesa e talheres da Saint James.

À tarde, ao contrário das demais unidades do Capim Santo, a unidade do VillageMall terá um menu especial, no qual a tapioca é a grande estrela da casa. No menu à la carte, para o jantar, há opções bem brasileiras como o bolinho de feijoada ou os clássicos da chef, como a salada de trigo com castanhas brasileiras e geleia de uvaia, o medalhão com queijo coalho acompanhado de ratatouille brasileiro com chuchu, pupunha, abóbora, cebola roxa e tomate, o linguado empanado com quinua recheado com palmito pupunha e acompanhado de petit gateau de banana da terra. Como sobremesa, uma marca da chef Morena Leite: a releitura da clássica receita da vovó, o brigadeiro, mas verde, feito de capim santo e servido na colher. Tudo muito aromático, colorido e astral, em sintonia fina com a cidade maravilhosa.

medalhão_com_queijo_coalho_capim_santo_villagemall_créditos_cristiano_lopes

Posts relacionados:

HAPPY HOUR NO ITAIM
BUENOS AIRES
MELHORES HAMBURGUERES DE SÃO PAULO

Comentários

comentários