OKTOBERFEST 2013

por Caroline Assad

O Oktoberfest é o maior festival de cerveja do mundo, realizado originalmente na cidade de Munique, no estado da Bavária, sul da Alemanha. Apesar do nome, o evento começa no final de setembro e se estende até o comecinho de outubro. Esse ano começou em 21 de setembro e acabou nesse domingo, dia 6 de outubro. E claro, o Best of Life não resistiu e resolveu passar por lá para conferir tudo que rola na mais conhecida festa alemã.

Não é a toa que milhões de pessoas do mundo todo se reúnem em Munique para celebrar a tradição. A festa é realmente incrível, a estrutura impecável e a energia muito boa! Para quem nunca viu, o Oktoberfest é um enorme parque de diversão onde além dos brinquedos e barraquinhas existem as famosas tendas de cervejas e é dentro delas que a festa realmente acontece. Filas enormes se formam nas portas de todas as tendas, por isso não se esqueça de chegar cedo para não correr o risco de ficar de fora.

Nós fomos ao primeiro dia do festival que é muito conhecido, pois o prefeito da cidade abre a festa ao meio dia com uma martelada no primeiro barril de cerveja a ser consumido. Após esse horário a banda começa a tocar e entoar os acordes do “Ein Prost” (um brinde), e a multidão se levanta para brindar com as grandes canecas de um litro de cerveja.
Em todos os outros dias a festa começa por volta das 9 da manhã e encerra perto das 22 horas. Haja fôlego!!

O traje também é outra atração do evento, todos os alemães e muitos turistas, tanto as mulheres quanto os homens, vão vestidos com os trajes tradicionais.’

O Best of Life não comprou o vestidinho típico, mas também entrou no clima!

Quanto a hospedagem, Munique está cheio de hotéis super bacanas e também hostels para os que preferem economizar um pouco, mas reserve com bastante antecedência, pois a cidade fica completamente lotada. Já para os que realmente gostam de entrar no clima e viver essa experiência (caso do Best of Life), existem os campings, que são acampamentos com tudo incluso para já começar o esquenta. Vamos confessar que estávamos um pouco inseguras antes de chegar lá, mas valeu muito a pena. O atendimento era muito atencioso, o clima era de festa o dia todo, e apesar do desconforto para dormir, as barracas eram super bem organizadas.

Hoje em dia, o Oktoberfest foi disseminado por vários lugares do mundo, inclusive no Brasil. O evento é realizado em Blumenau, Santa Catarina, e atrai turistas das diferentes regiões do país e do exterior, sendo considerada a segunda maior festa alemã do mundo – atrás apenas da Oktoberfest original. Para os interessados, esse ano iniciou no dia 3 de outubro e vai até 19 de outubro.

Posts relacionados:

TRUFFE FOLIES EM PARIS
BAR CHARLES EDWARD
Degustando o novo cardápio do BAR.

Comentários

comentários