SANTO ANTONIO DO PINHAL

por Caroline Assad

Santo Antônio do Pinhal é um município que fica a menos de 180 km de São Paulo, bem pertinho de Campos do Jordão. Uma das regiões mais bonitas de montanhas de araucárias, oferece aos turistas boa infra estrutura de pousadas e hotéis, turismo de aventura, passeios, eventos, lazer e restaurantes. É uma delícia para passar um final de semana, feriado, ou mesmo fazer uma paradinha rápida quando estiver indo para Campos.

PICO AGUDO

Santo Antônio do Pinhal possui inúmeras montanhas com vistas maravilhosas. Mas a mais conhecida é o Pico Agudo com 1700m de altitude, sendo o local muito procurado pelos praticantes de voo livre e também por turistas que vislumbram dali uma vista de 360° de toda a região. O ponto mais alto é a Pedra Preta ou Falésia da Fazenda Renópolis com quase 2000m de altitude. Nós fomos no final da tarde assistir o pôr do sol de lá de cima, inesquecível!

POUSADA DO CEDRO

Lá tem várias opções de charmosas pousadas e hotéis boutiques, mas nossa recomendação é a Pousada do Cedro projetada para oferecer o conforto e comodidade em meio à paisagem rural das montanhas da Serra da Mantiqueira. O estilo arquitetônico contemporâneo com espaços envidraçados permite o contato permanente com a natureza.  Lá os hóspedes têm à disposição hidromassagem ao ar livre e piscina com vista para a serra. O estrelado restaurante da pousada traz receitas como espaguete ao molho de vôngoles e camarões. Há dois tipos de acomodações: a casa de 220 m² e os Lofts, alguns deles dispõem de ofurô. Um lugar perfeito para casais.

RESTAURANTE SANTA TRUTA E EMPÓRIO DONNA PINHA 

Uma parada indispensável em Santo Antonio do Pinhal é o restaurante Santa Truta. Muitas pessoas passam lá para almoçar quando estão voltando de Campos do Jordão para São Paulo, o que foi o nosso caso. Já tinha escutado bastante sobre a casa e sua especialidade em Trutas, e finalmente tive a oportunidade de conhecer. Logo que chegamos, fomos recebidos pela atenciosa chefe Anouk Vasconcelos, que nos explicou tudo sobre os pratos e conceito do restaurante. Lá o importante é a valorização dos ingredientes locais, tudo é cultivado na própria horta. Com técnica e paixão, a chefe transforma o simples em sofisticado aos olhos e ao paladar. Sua cozinha é baseada em ingredientes frescos de excelente qualidade e, com criatividade.

Com ambiente rústico e aconchegante, o restaurante Sta Truta oferece o verdadeiro sabor da culinária da montanha, destaque para os pratos a base de truta e para os fondues. Trutas grelhadas e servidas com diversas opções. Vale a pena experimentar a Truta Suiça ou a Truta Frita.

De sobremesa nós escolhemos o merengue com suspiro e estava divino!!

Av. Antônio Joaquim de Oliveira, 647 – Centro – Santo Antônio do Pinhal – SP – (12) 3666 2669

XI Festival da Alcachofra

Para completar, de 14 de setembro a 03 de novembro acontece a 11ª edição do Festival da Alcachofra em Santo Antonio do Pinhal. Os gourmands podem apreciar esta flor com a preservação de seus mais nobres sabores. Os pequenos produtores da Serra da Mantiqueira fornecem especiais botões para a Chef Anouk Vasconcelos, do empório Donna Pinha, preparar 10 especiais receitas que ressaltam a textura, suculência e aroma da alcachofra. Entre elas, casquinha de truta no fundo de alcachofra; Flor de Alcachofra com gorgonzola e gratinada com parmesão; Risotto negro com alcachofra e flores.

Posts relacionados:

MARTINI BISTROT EM MILÃO
CASA GARABED
CLICQUOT YELLOW TRAILER

Comentários

comentários